Você já ouviu falar sobre ESG? 

Meio-ambiente, social e governança, a tradução livre da sigla de Environmental, Social e Governance, remete à inserção do conceito de políticas organizacionais de sustentabilidade no mundo corporativo e dá adeus à ideia de que empresas precisam escolher entre ter bons resultados financeiros ou contribuir com atitudes sustentáveis. Políticas ESG são indispensáveis para que as empresas tenham uma melhor performance e alcancem uma longevidade corporativa.

Com origem em 2004, a sigla foi criada pela rede Principles for Responsible Investment (PRI), apoiada pela ONU, e tem como objetivo apresentar métricas sobre o impacto que ações sustentáveis geram nos resultados financeiros de empresas. 

Oficialmente, a primeira aparição do termo ocorreu em 2005, no relatório da ONU “Who Cares Wins”, em que 20 organizações financeiras de 9 países, incluindo o Brasil, recomendações sobre como os fatores, da hoje conhecida ESG, podem desenvolver a sustentabilidade no mercado e trazer benefícios para a sociedade. 

Nos últimos tempos, organizações que assumiram práticas de responsabilidade social em seus processos de gestão, e consequentemente nos operacionais, tiveram melhores resultados. Ao considerar balanços empresariais, a ESG tem se popularizado cada vez mais no meio corporativo, uma prática fundamental para adaptar sua atuação às demandas do mercado.

O que significam as letras da sigla ESG?

Como dissemos anteriormente, empresas que adotam o conceito da ESG, não levam em conta apenas índices financeiros, mas também consideram fatores ambientais, sociais e de governança.
O comprometimento com a adoção de medidas sustentáveis é resumido conceitualmente nas três letras da sigla, cada uma representando um significado próprio:

Environmental (ambiental)

A primeira letra da sigla é sobre as práticas que a companhia pode adotar em relação a preservação do meio-ambiente, e aborda pautas como a emissão de carbono, gestão de resíduos, escassez hídrica e poluição. Englobam questões relacionadas e como as empresas se posicionam para mitigar impactos ambientais de suas operações.

Social

O ‘S’ aborda a relação da empresa com aspectos sociais, como é o relacionamento com as pessoas envolvidas na organização. Diversidade na contratação, equidade de gênero, satisfação dos funcionários e clientes, são alguns fatores que adentram essa parte da sigla.

Governance (governança)

Por último, mas não menos importante, o ‘G’ se refere às políticas administrativas da empresa, que leva em conta a composição das áreas de gestão, realização de auditorias e a conduta corporativa e segurança de dados, por exemplo.

Por que investir em ESG?

Investir em ESG traz diversos benefícios para as empresas.  Baseados nos MBI’s ( Market Based Instruments), o Movimento Baseado em Mercado, mostra que consumidor tem optado por comprar ou contratar companhias sustentáveis, que se mostrem engajadas na agenda ambiental e que se preocupam com a preservação do meio ambiente e no na sua atuação na esfera social. Conota um consumo baseado em proposito, ênfase na sustentabilidade como impulsionadores de escolha.
https://www.mckinsey.com/br/our-insights/mckinsey-sustentabilidade

A responsabilidade social adotada com ESG não atrai apenas o cliente, mas também pode chamar a atenção de investidores.

Implementar esses pilares traz resultados positivos para a sociedade, aproxima o cliente da empresa, diminui riscos e mostra aos investidores que a empresa opera de forma transparente.

Como adotar os princípios ESG?

  1. Aplicar os pilares da sigla exige uma mudança na visão da cultura organizacional. O primeiro passo para ser ESG é identificar como a companhia pode atuar para trazer melhorias sociais. Quais benefícios sua empresa traz hoje para a sociedade?;
  2. Identificar o impacto ambiental de suas operações, seus limites de gestão,  a quantidade de emissões que a empresa produz e montar um planejamento de como adotar práticas para reduzir esses níveis;
  3. Melhorar o relacionamento da empresa com os consumidores, investidores e a sociedade é fundamental e, para isso, é possível abrir canais de comunicação com cada nicho. Nesse quesito, adaptar a forma de comunicação é fundamental, falaremos melhor sobre esse tema em um próximo post.
  4. Implementar uma gestão focada e transparente. A transparência é essencial para externar com segurança os objetivos, estratégias e ações da empresa. Uma forma eficaz de evitar o “Greenwashing.

Se interessou em saber mais sobre a aplicação de ESG e como essas medidas podem melhorar o desempenho da sua empresa? Entre em contato com a gente e conheça as soluções sustentáveis ideais para o seu negócio.

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