A emissão de CO2 ocorre desde atividades cotidianas, como dirigir o carro até o trabalho, ao uso de energia elétrica das corporações. Os gases do efeito estufa causam grandes impactos no meio ambiente e se tornar carbono free é uma alternativa para companhias que querem investir em sustentabilidade.

Com o passar do tempo, cada vez mais empresas têm aderido a medidas sustentáveis. Em 2021, dobrou o número de companhias que decidiram participar do Acordo de Paris, que visa zerar a emissão de carbono até 2050. Mas, o que é preciso para que uma organização seja considerada carbono free?

Como é feito o controle da emissão de carbono?

Antes de atingir o carbono free, é preciso identificar como se dá a geração de carbono da empresa. O plano de emissões, dividido em 3 escopos,  também serve como um norte para realizar este mapeamento.

  • Escopo 1: Emissões que são feitas por conta do processo operacional da empresa, como queima de combustíveis e fontes de calor; Aborda as emissões diretas de uma empresa.
  • Escopo 2: Engloba as emissões de fontes de energia que a companhia utiliza, um exemplo são redes de fornecimento do do SIN (Sistema Integrado Nacional) ou outra fonte de onde a empresa adquire energia elétrica;
  • Escopo 3: Abrange a geração de CO2 que tem relação indireta com a empresa, como a de fornecedores e clientes. Bem como a emissão gerada no trajeto casa-trabalho de seus funcionários, viagens de negócios dentre outros. 

 

O cálculo do escopo 3 é uma das principais dificuldades de organizações que assumem o compromisso de se tornarem carbono free, identificar a cadeia produtiva completa leva tempo e algumas organizações podem não realizar essa busca profundamente. Mesmo não sendo obrigatório o relato das emissões do escopo 3, sugerimos o relato, nele enxergamos uma excelente forma de engajamento das empresas com suas cadeias de suprimentos.

Ao se comprometer com a iniciativa Net Zero, é dado cerca de dois anos para que a empresa apresente suas metas para serem avaliadas, podendo haver aprovação ou reprovação.

O SBTi (Science Based Target) disponibilizou um padrão de como calcular a emissão de CO2 para os aderentes do compromisso Net Zero, que será peça-chave para empresas revisarem os próprios planejamentos.

No Brasil o Programa Brasileiro, criado em 2008, adapta o método GHG Protocol ao contexto nacional. Foi desenvolvido pelo centro de estudos em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o FGVces e o World Resources Institute WRI, em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD), Ministério do Meio Ambiente e 27 empresas fundadoras. O Programa Brasileiro GHG Protocol desenvolve ferramentas de cálculo estimando as emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

Da emissão de CO2 ao carbono free

A implementação da meta Net Zero tem como objetivo que empresas que a adotem reduzam, parem e mitiguem suas emissões de GEE  até 2040 ou 2050. O que significa que é necessário que a emissão de CO2 seja zerada, para que a organização seja considerada carbono free. O GBC – Green Building Council Brasil, mostra a tangibilidade possível do que imaginamos.

Nestes casos, a possibilidade de compensação, quando a organização “compra” créditos de carbono, como o investimento em reflorestamento ou outras medidas sustentáveis, é apenas utilizada como medida complementar. Além de, estrategicamente contribuir para algumas ODS’s  da ONU, dependendo da forma e do projeto escolhido. É necessário oportunizar as açoes e contribuir para desafios globais. Veja mais em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Vale ressaltar que esse complemento se refere a quantidade de emissão que não é possível ser completamente zerada, como por razões técnicas, por exemplo. O melhor dos mundos é evitar, mitigar e compensar as emissões que são impossíveis de eliminar.

Tem interesse em adotar medidas sustentáveis em seu ambiente corporativo e gostou do objetivo carbono free? Com a SAIS, você pode contar com profissionais preparados para trazer oportunidades sustentáveis, de forma ética e responsável, para sua empresa. Entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações sobre sustentabilidade? Continue acompanhando nosso blog  e siga a gente no Instagram e Facebook