Sustentabilidade não é moda, é uma necessidade. Anteriormente falava-se que o tema era necessário para garantir um futuro seguro às próximas gerações, Sustentabilidade é para hoje. Com o despertar do interesse social sobre essa agenda, é normal que empresas queiram estar antenadas e participar desse movimento socioambiental, incluindo organizações que não adotaram realmente práticas sustentáveis. Neste cenário, o greenwashing ganha destaque.

O que é greenwashing?

Também conhecido como lavagem verde, o termo, que se popularizou e ganhou força nos últimos anos, caracteriza-se pelo uso seletivo de informações, basicamente.

 A base deste conceito abrange organizações públicas e privadas que promovem discursos, propagandas, anúncios e até mesmo documentos sustentáveis, sem implementar verdadeiramente essas práticas.  

A intenção do greenwashing é de vincular as empresas que divulgam essas informações inverídicas à imagem de preocupação com o meio-ambiente e luta por um mundo sustentável. Buscando atingir um mercado ávido por empresas socioambientalmente responsáveis.

Além disso, o termo caracteriza também as propagandas enganosas que induzem o consumidor a acreditar que estão adquirindo um produto ou pagando por um serviço que apoia a causa ambiental ou social, quando não é essa a realidade.

Em 2018, o Instituto Brasileiro do Consumidor (IDEC) realizou uma pesquisa em que 500 embalagens de produtos de uso doméstico foram analisadas. O resultado apontou que 48% das embalagens apresentavam alguma informação falsa sobre sustentabilidade e meio-ambiente.

Como prevenir a prática?

Quando uma empresa realiza greenwashing, há uma perda da credibilidade da organização, podendo inclusive perder clientes. 

Para não cair no greenwashing, existem algumas ações simples que podem ajudar a garantir que todas as informações divulgadas sejam verdadeiras.

  1. Diversos produtos são apresentados como sustentáveis, mas não possuem nenhuma certificação ambiental no rótulo. No Brasil, certificações como FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL e Ecocert, estão entre as mais utilizadas e asseguram a veracidade das informações;
  2.  Um produto pode ser natural, mas ter uma embalagem de plástico comum, o que causa danos ao meio-ambiente. Por isso, entender o impacto ambiental de todo o processo produtivo da empresa é essencial para desenvolver soluções sustentáveis;
  3. Disponibilizar informações transparentes e relevantes para o seu público é uma forma de ganhar mais credibilidade. Hoje, ainda é comum encontrar rótulos com o dizer “Não contém CFC”, sendo que já é uma substância proibida por lei. É preciso filtrar quais informações são interessantes para o público, das que não têm relevância;
  1. Criar um canal de comunicação direto com o consumidor, investidores e colaboradores, para disponibilizar a checagem das informações do produto e da produção, aproxima as pessoas da empresa e mostra que a organização atua de forma transparente e responsável;

 

Quer fugir do greenwashing e aplicar soluções realmente sustentáveis na sua empresa? A SAIS pode te ajudar com a implementação de ESG, com ética e responsabilidade. Entre em contato com a gente e saiba como sua empresa pode adotar práticas sustentáveis.

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