Sustentabilidade não é moda, é uma necessidade. Anteriormente falava-se que o tema era necessário para garantir um futuro seguro às próximas gerações, Sustentabilidade é para hoje. Com o despertar do interesse social sobre essa agenda, é normal que empresas queiram estar antenadas e participar desse movimento socioambiental, incluindo organizações que não adotaram realmente práticas sustentáveis. Neste cenário, o greenwashing ganha destaque.
O que é greenwashing?
Também conhecido como lavagem verde, o termo, que se popularizou e ganhou força nos últimos anos, caracteriza-se pelo uso seletivo de informações, basicamente.
A base deste conceito abrange organizações públicas e privadas que promovem discursos, propagandas, anúncios e até mesmo documentos sustentáveis, sem implementar verdadeiramente essas práticas.
A intenção do greenwashing é de vincular as empresas que divulgam essas informações inverídicas à imagem de preocupação com o meio-ambiente e luta por um mundo sustentável. Buscando atingir um mercado ávido por empresas socioambientalmente responsáveis.
Além disso, o termo caracteriza também as propagandas enganosas que induzem o consumidor a acreditar que estão adquirindo um produto ou pagando por um serviço que apoia a causa ambiental ou social, quando não é essa a realidade.
Em 2018, o Instituto Brasileiro do Consumidor (IDEC) realizou uma pesquisa em que 500 embalagens de produtos de uso doméstico foram analisadas. O resultado apontou que 48% das embalagens apresentavam alguma informação falsa sobre sustentabilidade e meio-ambiente.
Como prevenir a prática?
Quando uma empresa realiza greenwashing, há uma perda da credibilidade da organização, podendo inclusive perder clientes.
Para não cair no greenwashing, existem algumas ações simples que podem ajudar a garantir que todas as informações divulgadas sejam verdadeiras.
- Diversos produtos são apresentados como sustentáveis, mas não possuem nenhuma certificação ambiental no rótulo. No Brasil, certificações como FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL e Ecocert, estão entre as mais utilizadas e asseguram a veracidade das informações;
- Um produto pode ser natural, mas ter uma embalagem de plástico comum, o que causa danos ao meio-ambiente. Por isso, entender o impacto ambiental de todo o processo produtivo da empresa é essencial para desenvolver soluções sustentáveis;
- Disponibilizar informações transparentes e relevantes para o seu público é uma forma de ganhar mais credibilidade. Hoje, ainda é comum encontrar rótulos com o dizer “Não contém CFC”, sendo que já é uma substância proibida por lei. É preciso filtrar quais informações são interessantes para o público, das que não têm relevância;
- Criar um canal de comunicação direto com o consumidor, investidores e colaboradores, para disponibilizar a checagem das informações do produto e da produção, aproxima as pessoas da empresa e mostra que a organização atua de forma transparente e responsável;
Quer fugir do greenwashing e aplicar soluções realmente sustentáveis na sua empresa? A SAIS pode te ajudar com a implementação de ESG, com ética e responsabilidade. Entre em contato com a gente e saiba como sua empresa pode adotar práticas sustentáveis.
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